O gado Jersey e sua qualidade leiteira incomparável!

Proveniente da Ilha de Jersey, localizada no Canal da Mancha – Inglaterra, esta raça conquista produtores desde o ano de 1.100, e só no Brasil, a sua história já possui 100 anos.

Com porte pequeno e temperamento dócil, esta raça é escolhida tanto para fazer parte de grandes fazendas, como do rebanho do produtor familiar, o número de animais no país chega a aproximadamente 150 mil cabeças, onde o estado de Santa Catarina possui o maior número de criadores.

A raça é a queridinha de muitos pelo menor custo na hora da criação, pois por ser menor e mais leve, consequentemente o desgaste nas pastagens e nas próprias instalações é menor, reduzindo gastos externos.

Características da raça Jersey

A raça Jersey se destaca entre as demais raças leiteiras devido a sua rusticidade, facilidade em adaptação e longevidade.

Por virem de uma ilha pequena, com apenas 11.655 ha e limitações forrageiras, seu tamanho é reduzido e suas necessidades alimentares menores, ou seja, comem menos.

Possuem alta resistência, devido à sua pele pigmentada, é a raça mais tolerante ao calor, porém ela também se adapta muito bem a climas mais frios, o intervalo de temperatura tolerada pela raça é entre 40°C e -40°C.

Animais da raça Jersey se adaptam a qualquer tipo de sistema, seja no estábulo ou no pasto, interagem muito bem com outras raças.

Peculiaridades reprodutivas da vaca Jersey

As vacas desta raça são mais precoces, o primeiro parto geralmente ocorre por volta dos 24 meses.

Por ser uma raça rústica, geralmente não necessitam de ajuda durante o parto e criam-se sozinhas.

A vaca Jersey é mais longeva, e isso faz com que sua vida reprodutiva também seja mais longa.

Produção de Leite

O leite da vaca Jersey foi definido como o melhor dentre as raças leiteiras, pois possui uma maior porcentagem de proteína e de sólidos, o que além de deixa-lo mais nutritivo, confere-lhe um melhor sabor.

Quando comparado com o leite das demais raças, o leite da vaca Jersey possui 20% a mais de proteína e 15% a mais de cálcio que a média.

Para se produzir 1 Kg de queijo é necessário 12 litros de leite, mas se você utilizar o da vaca Jersey, você necessitará de apenas 8 litros, devido às suas características nutricionais.

Em média, a vaca desta raça produz 16 a 17 litros de leite por dia, e por lactação, ela pode produzir cerca de 12 vezes o seu peso em leite, sendo que uma vaca adulta tem em média 350 Kg a 450 Kg.

O período produtivo da Jersey pode ultrapassar os 20 anos, o que resulta em um maior rendimento ao produtor.

3 comments on “O gado Jersey e sua qualidade leiteira incomparável!

  • Antônio Sérgio Carvalho de Toledo

    Qual valor de bezerras

    Reply
  • Antônio Sérgio Carvalho de Toledo

    Qual valor de bezerras, novilhas

    Reply
  • Jose idelvan jardim

    Boa noite.
    Sou da região noroeste do Paraná, temos uma pequena propriedade é trabalhamos com produção de leite, pretendemos trocar nosso gado para o gersey, gostei muito do teu gado, no momento preciso de 15 novilhas gersey com qualidade mas com prenhes de 8meses passados.
    Aguardo retorno.
    Idelvan
    44 991454721 whats.

    Reply

Leave Comment